Cotações Agro News

Publicidade

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Usina italiana vai produzir 75 milhões de litros de etanol com palha

A Itália inaugurou uma usina para a fabricação de etanol a partir de palha de arroz e de trigo. 
A fábrica também está usando uma espécie de cana encontrada na região, conhecida como cana-do-reino ou cana gigante. Serão 75 milhões de litros do combustível por ano.

Ocupando uma área de 15 hectares, a usina, que já está em funcionamento, é a primeira do mundo a produzir comercialmente o chamado etanol celulósico ou etanol de segunda geração, que usa resíduos da agricultura como matéria-prima e pode transformar o mercado de biocombustíveis.

O etanol produzido no Brasil é obtido a partir do açúcar do caldo da cana. Já o etanol celulósico pode vir do açúcar presente em qualquer parte das plantas, como as folhas ou o caule, por isso pode ser produzido em qualquer local e com vários tipos de material.

Usando a tecnologia de segunda geração para extrair etanol também do bagaço de cana, por exemplo, o Brasil poderia aumentar sua produção do combustível em 30% sem plantar um único pé de cana a mais, de acordo com cálculo do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira).

Produção vai usar cerca de 270 mil toneladas de matéria-prima por ano
A nova usina está localizada na cidade de Crescentino, no norte da Itália. Ela pertence à Beta Renewables, nascida de uma parceira entre a Biochemtex, do grupo italiano Mossi Ghisolfi, o fundo americano TPG (Texas Pacific Group) e a Novozymes, empresa de origem dinamarquesa que também atua no Brasil.

A unidade tem capacidade para produzir 75 milhões de litros do combustível por ano --uma usina convencional brasileira produz de 100 milhões a 200 milhões de litros anuais-- e deve consumir cerca de 270 mil toneladas de matéria-prima por ano.

Segundo Sebastian Soderberg, vice-presidente da multinacional Novozymes, que tem 10% da empresa, as usinas que produzem etanol com esse tipo de tecnologia até então não tinham produção anual maior do que 5 milhões de litros, o que encarece o combustível.

"Esta é uma nova era. É a primeira usina produzindo etanol em quantidade comercial com base em resíduos celulósico [a palha do arroz e do trigo]", afirma. Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário