Serras, montanhas, muito verde e um clima que remete ao aconchego: as vinícolas, regiões dedicadas ao cultivo e colheita de videiras em grande escala para a produção de sucos e vinhos, são atrações turísticas em muitas regiões da Europa e do Sul do Brasil e roteiros obrigatórios para amantes de vinhos e bons passeios. A boa notícia para os enófilos é que não é preciso viajar para longe para aproveitar o clima todo europeu e sulista das vinícolas: Goiás também tem vinícolas próprias, que produzem bebidas goianas com toques europeus em paisagens que valem a visita. Conheça agora 4 vinícolas goianas que vão te transportar para a Europa e prepare-se para uma experiência única:

Vêm lá do município de Cocalzinho de Goiás, às margens do Rio Corumbá, premiados vinhos produzidos aqui no cerrado com uvas europeias. Na Pireneus Vinhos e Vinhedos, do médico e sommelier Marcelo Souza, são produzidos os vinhos Bandeiras e Intrépido: premiado com o título de melhor tinto pelo Anuário de Vinhos Brasileiro do Instituto Brasileiro de Vinhos de 2012, o Bandeiras é produzido com a italiana uva barbera, e recebeu o nome em homenagem aos bandeirantes, que descobriram a região onde as uvas são cultivadas. O Intrépido, por sua vez, é produzido com uvas francesas syrah, e representa a iniciativa corajosa e pioneira em produzir vinhos em uma região improvável.

A safra acontece sempre nos meses de agosto e setembro, e é possível agendar visitas em grupos de até dez pessoas para conhecer os vinhedos e participar de degustação harmonizada com os vinhos. Para maiores informações e agendamentos, é só entrar em contato pelo email pireneusvinhos@gmail.com.
Grupo participa de visita e refeição harmonizada na Fazenda Pireneus Vinhos e Vinhedos.

Fazenda Pireneus Vinhos e Vinhedos

Agende uma visita pelo email: pireneusvinhos@gmail.com
Vinícola Serra das Galés, em Paraúna
Localizada no município de Paraúna, a vinícola Serra das Galés é a responsável pela produção dos vinhos Cálice de Pedra rosado, branco e tinto, elaborados a partir de variedades das uvas Isabel, Violeta, Niágara e Lorena. Tanto os vinhos quanto a vinícola fazem homenagem à Pedra do Cálice, principal monumento natural de Paraúna e símbolo da Serra das Galés, localizada no município. É possível visitar tanto a fábrica quanto a vinícola (o período ideal para conhecer a plantação são os meses de junho e julho, período das uvas), basta fazer agendamento prévio. Não é cobrada taxa e as visitas recebem até 35 pessoas. Para visitar a plantação, é preciso ir de transporte próprio, já que ela fica a 40km da fábrica.

Vinícola Serra das Galés, em Paraúna
Vinícola Serra das Galés
Onde: Rodovia GO 320, s/n, km 1 – Setor Ponte de Pedra, Paraúna – GO
Informações: (64) 3556-1000
Fazenda & Vinícola Jabuticabal, em Hidrolândia



Fazenda & Vinícola Jabuticabal, em Hidrolândia
Onde: Rodovia GO-319, KM 18, Distrito de Nova Fátima, Hidrolândia - GO
Informações: (62) 3505-9576 | 3505-9549
Vinícola Goiás



Vinícola Goiás em Itaberaí
Conhecer a Vinícola Goiás é como dar um passeio pelas grandes colônias italianas aqui no centro-oeste e ser transportado no tempo e no espaço. Pioneiros no projeto do enoturismo no estado, a vinícola tem instalações, roteiros e paisagismo projetados especialmente para promover uma experiência única para os visitantes. Criada em 1998, a vinícola produz o suco natural Dell Nonno, elaborado com uvas Bordô e Isabel, sem aditivos químicos e conservantes na composição. A vinícola também comercializa uvas e geleias. Para conhecer, basta agendar uma visita por telefone.

Vinícola Goiás em Itaberaí
Vinícola Goiás
Onde: Rua 1, s/n, Jardim Esmeralda, Itaberaí - GO
Informações: (62) 9934-4231 | (62) 8548-3392
Fonte: CurtaMais
Nenhum comentário:
Postar um comentário